Powered By Blogger

terça-feira, 30 de setembro de 2008

A eterna estranha

Desde pequena tenho a sensação de não me encaixar nos lugares e nas situações ao meu redor. É como um gosto amargo na boca, um ressentimento inconsciente e constante, já que não sei definir exatamente de onde, do que e de quem eu sinto falta.

Quando eu finalmente ganhei um quarto todo rosa, comecei a me achar meio boboca por não escolher uma cor menos “mariquinha”, como azul ou amarelo.

Quando eu estudava na turma A, estava convencida que a turma C era muito mais fodona. Por mais que eu adorasse meus colegas de classe, achava que estava perdendo as piadas, as bagunças, o auê na sala ao lado.

Achei a Disney uma bobagem, mas tinha vergonha de dizer a verdade porque era A viagem entre o povo da minha idade, e me sentir feito uma “Carrie, a estranha” era a última coisa que eu queria naqueles tempos adolescentes.

Quando fui estudar no Marista, pensava nos amigos imaginários, bem mais alternativos, que teria se tivesse ido pro Sigma. Demorei os cinco anos que passei lá pra finalmente “encontrar minha turma”, mas, como boa deslocada, saí da escola pra fazer intercâmbio.

Meu intercâmbio foi das experiências mais traumáticas. Passei seis meses inteiros pensando fixamente no Brasil e no meu namorado à época, com quem brigava todo santo dia antes de ir. Claro que, à distância, eu me martirizava por todo o tempo perdido com ciúmes e picuinhas. E claro também que, quando voltei e o reencontrei, o amor acabou.

Eu me sentia perdida na faculdade. Não me identificava com os jornalistas e com os publicitários mal tinha contato. Achava o povo do cinema interessante à distância, mas de perto me pareciam pedantes e “sublimes” demais.

Quando casei e fui morar fora, sentia saudades lancinantes do Brasil, e me peguntava constantemente o que é que tinha feito da minha vida.

Quando voltei ao Brasil para terminar a faculdade, pensava dia e noite nos anos que me faltavam para voltar para a Europa.

No meu primeiro dia de trabalho depois de formada, eu já sabia exatamente o que faria com a grana economizada durante o tempo que eu ficasse no emprego.

Antes de chegar à Espanha imaginava mil histórias românticas com os "hombres" daqui. Hoje em dia, além de me dar conta de que em Barcelona eles são catalães (isso muda tudo. TUDO!), peludos e têm as pernas curtas, meu tesão por eles foi abaixo de zero.

Estava 100% certa que era uma pessoa 100% solar, mas agora que aprendi a gostar de frio, fico pensando que isso desestabiliza fortemente a minha personalidade.

Fiquei muito feliz quando voltei a estudar no ano passado, mas algo me dizia o tempo todo que não merecia levar uma vida tão leve enquanto todo mundo ralava.

Quando estou trabalhando, me sinto um zumbi sem vontades. Quando não estou trabalhando, me sinto culpada por estar ociosa, e não consigo desfrutar meu tempo livre.

Apesar de estar tecnicamente sempre de regime, nunca consegui emagrecer os mitológicos 10Kg que tinha a menos aos 17 anos. Minha dieta só costuma durar até a terceira lata de cerveja, ou o segundo beque.

Me sinto uma inconseqüente por ter ficado a madrugada passada in-tei-ra lendo o kibeloco (!!!), quando poderia ter dormido uma noite de sono tranqüila, ou simplesmente visto o filme que havia planejado ver.

Por que diabos é tão difícil seguir meus planos à risca, que afinal de contas passo tantas horas calculando tão minuciosamente?

Quando estava casada, queria estar solteira. Agora solteira, continuo sem saber se queria estar casada (acho que não), mas me sinto uma total alienígena por não conseguir assumir meus sentimentos.

Tenho a constante sensação de que nunca conheço ninguém bom o suficiente pra mim, sejam amigos, conhecidos, professores, colegas de trabalho ou relacionamentos.

Odeio meu entusiasmo fugaz, infantil e míope por pessoas com as quais, depois, eu não consigo me relacionar. Parece que desaprendi a ficar com alguém, tudo me dá preguiça, me desanima e qualquer bobagem me dá vontade de sumir.

Queria ser mais constante e mais perseverante, levar meus projetos a cabo com mais determinação... se eu ao menos soubesse quais são esses benditos projetos! Vejo tanta gente mais nova e tão mais bem-colocada diante da marca do pênalti...

Seria fantástico se eu finalmente conseguisse manter minha boca de caçapa fechada em muitas, várias, incontáveis situações (de sinceridade extrema a sonhos íntimos).

Depois de anos e anos de terapia (mas principalmente durante a maldita TPM), ainda continuo com a sensação de que não aprendi absolutamente nada sobre a vida, e isso me causa um desespero enorme, como um bicho me devorando por dentro.

A urgência que eu sinto em escrever é inversamente proporcional à exatidão do que eu gostaria de expressar em palavras.

4 comentários:

confrontosoundsystem disse...

foda cecília.
muitas saudades.
marrie.

Verônica Lima disse...

eu sempre me sinto uma estrangeira em todos os lugares, mais do q nas situações... acabei de votlar de SP e lá ficava olhando e pensando em como era bacana estar lá só a passeio, q seria bom poder fazer o mesmo aqui em Brasília. provavelmente, se eu tivesse culhão pra isso, seria uma cigana, uma errante no melhor dos sentidos! :>
estranho chegar a uma certa idade e ainda ter tantas dúvidas, não, menina? (não consigo deixar essa mania esquisita de chamar as pessoas de menina e menino ...)

:/

gostei dos seus textos tb. é bom saber q "as estrangeiras" não estão sozinhas no mundo!!! :>

Pat disse...

Poucas coisas belas de verdade ainda guardo na lembrança na caixinha reservada para a publicidade. Uma delas é um filme de 9 minutos que a agência x fez para o cliente y para distribuir aos seus parceiros como lembrança de fim de ano. Uma das frases que me causou uma enorme paz ao ouvir era mais ou menos assim: as pessoas mais interessantes que conheci não sabiam para onde ir aos vinte e pouco anos; as que se mantiveram interessantes continuavam sem saber aos 40.

Lembro até hoje da paz que senti na minha primeira aula de feminismo. Pensei: então é só isso! Eu não sou estranha, eu não sou errada. Eu simplesmente não preciso mesmo gostar de rosa, nem sonhar com casamento, nem ter curiosidade sobre o último toco da melhor amiga. E eu posso gostar de futebol, posso até jogar. E posso, sim, encher a cara e dançar fazendo carinha de puta pro cara mais gato da festa no meio da pista a hora que eu quiser.

Diz a lenda da cultura que tem de ser assim ou assado. Mas não tem porra nenhuma.

Senti paz semelhante ao ler seu texto. Acho que a angústia, afinal, é por identificação e compreensão. E adoro mesmo me sentir um pouco perto do seu mundo.

Você é linda!

Unknown disse...

ceci,
voce acaba de me deixar sem palavras depois desse texto... é que sao minhas tambem!! ;p
tomamos umas birras? já!!
beijo.