Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os últimos

Nesse nosso mundo hiperglobalizado de comunidades conectadas em fluxo incessante de informação, aquela velha história de que na Amazônia haveria algumas últimas tribos incomunicadas sempre me pareceu algo lendário. Distante. Hors concours porque, afinal de contas, há tempos a gente no vê nada desse tipo mesmo.
Esse trecho de documentário da BBC inglesa MOSTRA (show, not tell) uma tribo isolada entre o Brasil e o Peru, no meio desse mundão de Jeová, Alá, Buda ou quem mais exista pra imaginação humana.
Fiquei perplexa. E confesso que igual a eles, procurando enxergar o avião entre as copas das árvores, eu os procurava pela tela do computador, também tentando me esquivar das mesmas árvores, para VER que eles EXISTEM.

Um comentário:

Sandro disse...

por mais que tenham divulgado como índios isolado, (in)felizmente não são. Na época que vi este vídeo, eu trabalhava com o Instituto Raoni localizado no xingu. Levei para analise técnica dos profissionais da nossa equipe que eram biólogos, engenheiros florestais, agrônomos, militar de selva e todos concluíram que estes índios tiveram contatos com a civilização. Tal prova se dá pelo tipo de plantas que aparecem no vídeo, a exemplo do mamoeiro e bananeira que não são plantas tipicas da região.