Powered By Blogger

terça-feira, 29 de abril de 2008

Continho de Carnaval

Um restaurante, algo decadente. As paredes estão descascadas, mas nota-se que eram vermelhas, há muito tempo. É um lugar intimista, como se houvesse sido um piano-bar elegante em outras épocas.

Alfredo está sentado e usa um terno cinza, apesar do calor escorchante do meio-dia. Seu físico o deixa elegante, já que é alto e magro. Está comendo e tomando um chopp. Ao final da refeição começa a palitar e chupar os dentes, olhando para o vazio.

Paula chega procurando por Alfredo. Aparenta ter 30 e tantos anos. É uma mulher comum, muito branca, cabelo curto, usa óculos de armação retangular. Está de vestido e sandália rasteira, abanando-se com um leque. Pergunta a Alfredo:

PAULA

Por que você não atende o celular?

Sem deixar o palito, Alfredo responde a Paula:

ALFREDO

Não seja paranóica. Tem certeza de que estava ligando pra mim?

PAULA

Mas é muito cara-de-pau, mesmo! E largue esse palito nojento agora!

ALFREDO

E por que você se incomoda com isso?

PAULA

Porque é muita falta de educação palitar os dentes. Não teve mãe, é?

ALFREDO

O que você veio fazer aqui, afinal de contas, nervosinha desse jeito?

PAULA

Olha só esse cabelo, parece que se penteou no escuro! Como se não tivesse espelho em casa!

ALFREDO

Escuta aqui, minha filha, por que você não vai ver se eu estou na esquina?

PAULA (alterada)

Porque estou grávida, imbecil, e tenho medo de pensar em quem vou botar nesse mundo, sendo seu filho!

ALFREDO (engolindo em seco)

E como você sabe que é meu?

PAULA

Porque faz três meses que dormimos juntos todos os dias!

ALFREDO

…Bom, mas eu não sei o que você faz quando eu saio pra trabalhar...

PAULA

Você sabe muito bem que eu passo o dia em casa, esperando por você!

ALFREDO

Ah, é?... Então prove.

PAULA

Sempre que você chega, tem comida feita. Saída do forno para a mesa.

ALFREDO

Isso não faz de você uma santa.

PAULA

Além de idiota e mal-educado, você também é burro? Meu Deus o que vai ser dessa criança?

ALFREDO

Não me chame de burro na frente dos outros!

PAULA

Eu te chamo do que eu quiser, na frente de quem quer que seja!

ALFREDO (agarrando Paula pelo braço)

É melhor você baixar o tom, sua p...!

Nisso passa José pela janela, vê os dois e resolve entrar. Está de camiseta, shorts e chinelos. É um tipo mulato, gordinho e baixinho, que tem um dente de ouro na boca e cara de emaconhado. Pergunta:

JOSÉ

E aí, meu povo, como vai essa força?

ALFREDO

Tudo ótimo, meu chapa! Senta aquí com a gente.

JOSÉ

Opa.

JOSÉ

Que cara de poucos amigos é essa, Paulinha?

ALFREDO

Ela bebeu um pouquinho e já está tonta.

JOSÉ

Mas você não tinha decidido parar de beber, mulher?

ALFREDO

Como se você não conhecesse as mulheres...

JOSÉ

Claro que sim, mas que ela tá com uma cara esquisita, isso está.

Alfredo puxa José a um canto da mesa e diz em voz baixa:

Ela acabou de me dizer que tá gravida de mim.

José, surpreso, fica em silêncio uns cinco segundos, só medindo a notícia. Depois se vira para Paula, beija-a na bochecha e diz, baixinho:

Boa sorte, você vai precisar.

José vai embora. Alfredo volta a beliscar a comida, não há quase nada no prato. Paula pergunta, irritada:

PAULA

Já pagou? Tô com uma fome que Deus me livre!

Um bloco de carnaval passa ao longe, tocando marchinhas em pleno volume. Percebe-se que vai acompanhado por um monte de foliões antecipados ao calendário.

ALFREDO (lamentando de si pra si)

A dois dias do carnaval recebo a notícia de que vou ser pai e nem posso comemorar, não! Tenho é que voltar pra porra do escritório, para trabalhar feito um louco, derretendo dentro desse terno e ainda por cima agüentar essa desequilibrada!

PAULA (idem)

Ficar grávida a essas alturas do campeonato, confesso que não esperava, mas ainda em pleno carnaval, eu não mereço isso!

ALFREDO

Se você fosse mais gente boa, juro que nem voltava pra trabalhar. Mandava meu chefe à merda e só dava as caras depois da quarta-feira de cinzas. Vou ter um filho, caralho!

PAULA

É humanamente impossível parar de beber e fumar ao mesmo tempo, e principalmente enquanto eu estiver apaixonada por esse idiota. Enjôo por qualquer coisa… e ainda por cima tenho que escutar esses desocupados fazendo essa barulheira em pleno meio-dia, isso é muito pra minha cabeça!

ALFREDO

Puta que pariu, não tem nada que eu adore mais…

PAULA

A verdade é que eu não suporto…

PAULA e ALFREDO

Carnaval.

Nenhum comentário: